Confira abaixo os passos para criar um filtro a nível de conta através do SpamAssassin.
Neste tutorial ilustraremos uma maneira eficiente e rápida para você conter os SPAM em sua caixa de entrada, ou bloquear e-mails de um emissor não desejado, podendo redirecionar para um e-mail diferente ou descartá-las.
Observação: Este tutorial destina-se a hospedagem cPanel.
O primeiro passo é se conectar ao painel de controle de sua hospedagem, como no exemplo abaixo:
O segundo passo após conectado, é criar uma nova regra no Painel de Controle, clique no ícone “Filtragem do Nível de Conta”.
Depois, clique no botão “Criar Novo Filtro” e, siga os passos a seguir:
= > Agora observe com atenção. Preencha os campos conforme as explicações a seguir:
No campo “Nome do Filtro”, dê um nome para a regra que está criando. Pode ser qualquer nome, isso é apenas para uma identificação sua.
Logo abaixo há um campo chamado “Regras”, que é subdividido em outros três campos. No primeiro é possível escolher entre diversos componentes de uma mensagem ao qual será verificado, dentre elas o senhor tem:
- De (Rementente)
- Assunto
- Para (Destinatário)
- Endereço de Resposta
- Corpo da Mensagem
- Cabeçalho
- Não foi previamente entregue
- Tem mensagem de erro.
No segundo campo, ao lado do primeiro, você também pode escolher entre uma série de opções que seja relativo ao que o você escolheu no primeiro campo, dentre elas temos:
- Igual
- Contém
- Não contém
- Começa com
- Termina com
- Não começa com
- Não termina com
Logo abaixo, você deve preencher com a informação que o filtro vai analisar que seja correspondente com os condições anteriores:
Logo abaixo, há um outro campo no qual você vai poder escolher entre as “Ações”que poderão ser aplicadas à mensagem, entre as que se seguem:
- Descartar a Mensagem
- Redirecionar para E-Mail
- Falhar a mensagem (Devolve com mensagem de erro)
- Parar de processar regras
- Mover para a pasta (Deve-se escolher uma pasta de destino)
Observação: Caso você deseje selecionar a ação de redirecionar para outro e-mail, irá aparecer um campo adicional para que coloque o e-mail a ser redirecionado.
Após tudo feito, revise as opções, e clique no botão “Criar” para concluir.
No exemplo que vamos mostrar agora, criamos uma regra para descartar qualquer e-mail vindo do remetente : teste@dominiofeed.com, para isso usamos as opções:
- 1º campo: De
- 2º campo: Igual
- 3º campo: teste@dominiofeed.com
- Descartar Mensagem
Cada mensagem que vier do e-mail teste@dominiofeed.com, será automaticamente descartada.
Faça alguns testes antes de colocar em produção, verifique se sua regra está funcionando.